terça-feira, 8 de maio de 2012

Balanço da Época 2011/2012 - Equipa Sénior

O início de uma época desportiva envolve um sem número de factores que a tornam bastante intensa causando nervosismo e ansiedade. É neste estado de espírito que muitos clubes trabalham para conseguir a melhor equipa possível dentro de todas as limitações que já se conhecem. O nosso caso não foi diferente: queríamos conseguir algo mais do que a época passada ou não fosse esse o objectivo de todos (melhorar ano após ano), e por isso, o trabalho de construção do plantel começou cedo e talvez tenha sido isso que nos proporcionou conseguir os jogadores que estavam referenciados e pensados no seio do nosso clube. Sem termos poder financeiro para "aliciar" esses jogadores, apelámos ao amor à camisola e à Vila de Beringel.
Foram movimentações arriscadas dado a tenra idade de todos eles (17 aos 20 anos), é certo, mas o potencial e qualidade demonstrado por estes jogadores no Troféu Município de Beja, aliado aos jogadores que transitaram da época passada, faziam-nos acreditar que seria possível melhorar.
Começámos o campeonato e no final da 5º jornada, sentimos que podíamos conseguir. O primeiro mau resultado aparece, em nossa casa, frente a um concorrente directo (Santa Vitória) e foi aí, que percebemos que estávamos unidos, pois tínhamos perdido... unidos.
A partir desse dia, foram sensivelmente 3 meses e meio sem perder, 11 jogos - 10 vitórias e 1 empate. Empate em casa do Santa Vitória, em jogo polémico, mas onde não merecíamos perder ficando apenas dependentes de nós próprios para sagrar-mo-nos Campeões de Série (conseguido a 25 de Fevereiro, vitória por 1-2 frente ao Figueirense) e atingir um dos objectivos da época: a 2ª Fase.
Sem pressão, mas ambicionando sempre mais, entrámos na 2º Fase com duas vitórias em outros tantos jogos frente a adversários teoricamente mais fortes, o Santaclarense e o UAI-Ficalho. Estaríamos a mentir se disséssemos que não pensámos que podíamos ganhar, mas sabíamos que o "pior" estava para chegar pois o reforço da equipa para esta fase não teve o sucesso desejado.
Defrontámos uma Trindade que nos podia dar mais distância para os outros, mas não soubemos ser "matreiros" e levaram-nos a melhor; uma viagem longa a Santa-Clara-a-Velha que culminou no pior resultado da época (e diga-se podia ter sido pior), ou não fosse o excelente convívio em Ourique; outra viagem longa até Ficalho e por pouco não "estragávamos" as Festas desta Vila.
Voltámos à Trindade, aquela equipa que nos tinha retirado preciosos pontos mas também a mesma equipa que poderia devolvê-los... de novo, começámos bem, lindamente digo mesmo, mas, também de novo deixámos escapar. Ficou o consolo de que nem uma vitória nos chegava pois o Ficalho tinha ganho.
Com este jogo terminou o nosso campeonato. Foram 8 meses em competição e onde, acima de tudo, fica o sentimento de dever cumprido.

Factos
Jogos Disputados - 20
Pontos Conquistados - 40
Vitórias - 12
Empates - 4
Derrotas - 4
Golos Marcados - 31
Golos Sofridos - 23
Melhor Marcador - Artur Mira (12 golos)
Melhor Jogador - Diogo Ferro (4 nomeações)

Troféu Município de Beja - 2º Lugar (10 Equipas) - (3º Lugar, época 2010/2011)
1º Fase Taça Fundação Inatel - 1º Lugar - Campeões de Série (8 Equipas) - (2º Lugar, época 2010/2011)
2º Fase Taça Fundação Inatel - 3º Lugar (4 Equipas) - (6º Lugar, época 2010/2011)

Este post já vai longo e por isso termino com alguns agradecimentos e congratulações.
1. Obrigado à Direcção do UDCB pelos esforços que fez durante toda a época para que não nos faltasse nada.
2. Obrigado ao plantel pela forma como trabalharam e souberam estar durante toda a época.
3. Obrigado aos sócios, adeptos e simpatizantes pelo vosso apoio quer nos jogos em casa quer nos jogos fora.
4. Obrigado às famílias dos jogadores pela paciência e apoio que sempre nos deram.
5. Parabéns ao GDR Luzianes-Gare pela conquista do título.
6. Parabéns ao GDR Luzianes-Gare, UAI-Ficalho e SC Santaclarense pela passagem à Fase Nacional (Boa Sorte)

Tiago Borges

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Torneio de Traquinas - 1 de Maio

Realizou-se na passada Terça-feira, 1 de Maio, no Campo dos Unidos, em Beringel, o 15º Convívio de Traquinas. Inicialmente preparado para mais equipas, apenas compareceram 4, entre elas: UDC Beringelense, Despertar SC, CD Beja, SC Figueirense.
O motivo para as desistências não é conhecido mas talvez as condições climatéricas tenham afastado algumas destas equipas pois estava bastante vento, ameaçando chover o que acabou por acontecer em determinados momentos.
No entanto, foi uma tarde de boa disposição e convívio. Muitos pais quiseram marcar presença e ver os seus 'pequenotes' em acção. Quem não gosta? A alegria dos mais novos contagia qualquer um e faz-nos pôr um sorriso no rosto.
Mas, deixando-me de "lamechices", passemos ao que 'menos' importa nestes escalões: os resultados.

1º Jornada
UDC Beringelense 9 - 0 Despertar SC
SC Figueirense 2 - 5 CD Beja

2º Jornada
UDC Beringelense 5
- 3 CD Beja
SC Figueirense 3 - 3 Despertar SC

3º Jornada
UDC Beringelense 5
- 3 SC Figueirense
Despertar SC 7 - 2 CD Beja

Parabéns aos intervenientes, especialmente à equipa do UDC Beringelense!

sábado, 5 de maio de 2012

Resumo do Jogo (21-04-2012)

Iniciamos este post com um pedido de desculpas aos nossos leitores/seguidores pela tardia actualização do mesmo, mas no entanto, os acontecimentos recentes (trabalho, escola, feriados, Ovibeja, etc) não nos possibilitaram realizá-lo mais cedo.

No dia 21 de Abril deslocámo-nos à Trindade para realizar o último jogo desta 2º Fase. Sabíamos que não seria fácil ganhar mas só com esse pensamento é que poderíamos ainda sonhar com o 2º lugar no grupo, esperando que o Ficalho não ganhasse em casa frente ao Santaclarense.

Equipa Inicial - Osvaldo Faias, Mário Neves, Edgar Carapeto, Claudio Ramos, Rui Militão, André Ramos, Miguel Ramos, Diogo Ferro, Vítor Galvão, Pedro Reis, Ivo Viriato

Suplentes - Afonso Santos, José Raposo, Sérgio Reis, Diogo Pimentinha

Treinador - Tiago Borges

1º Parte


Conseguimos entrar com a equipa bem organizada e fortes defensivamente. A Trindade durante a primeira parte teve mais tempo de posse de bola mas no entanto demonstrou dificuldades em chegar à nossa baliza. Chegámos ao golo perto dos 2 minutos de jogo após a marcação de um canto. Edgar Carapeto aparece ao segundo poste e apesar da oposição de 2 defesas conseguiu subir mais alto e inaugurar o marcador. Até ao intervalo continuámos concentrados com o aspecto defensivo e a tentar sair sempre para o contra-ataque, neste aspecto destaco o Diogo Ferro que levou muitas vezes a bola até à área adversária. Destaco também um grande remate do Vítor Galvão, ainda muito longe da baliza, por pouco não supreendeu o guarda-redes adversário que viu a bola passar a centímetros da trave da baliza. 

Resultado ao Intervalo: Trindade 0 - 1 Beringelense (Edgar)

2º Parte


Durante o inicio da segunda parte voltámos a conseguir manter a bola longe da nossa baliza e o jogo foi disputado sobretudo a meio-campo. Perto dos 25 minutos da segunda parte tivemos um lance em que podíamos chegar ao 2-0 mas quando eu já me encontrava na cara do guarda-redes o fiscal de linha invalidou o lance por fora de jogo. Um lance mal ajuizado por um fiscal de linha que durante todo o campeonato revelou decisões polémicas e erradas. Quando faltavam 10 minutos para o final do jogo a nossa equipa quebrou fisicamente e a Trindade que já havia disposto de algumas oportunidades para marcar acabou por conseguir dar a volta ao marcador com dois golos de Tiago Balsinha. Já no final do jogo eu e o Edgar fomos expulsos (e bem!) por protestos. Ao contrário de o número 10 adversário que durante a primeira parte fez uma falta feia para claro 2º amarelo  que o árbitro deixou passar. 

Resultado Final: Trindade (Tiago Balsinha, 2) 2 - 1 Beringelense (Edgar)

Homem-do-Jogo (Escolhido pelo Adversário): Miguel Ramos
Homem-do-Jogo (Opinião Pessoal): Diogo Ferro

A este nível os árbitros preocupam-se mais em dar cartões por os jogadores protestarem (às vezes com razão) do que com faltas que colocam em causa a integridade física dos jogadores, e isso é uma coisa que eu não percebo. Por outro lado, sei que os cartões para os jogadores que protestam também não é para todos.


PS: Nos próximos posts iremos informar sobre os nossos escalões jovens e ainda o Torneio de Traquinas realizado no dia 1 de Maio, no Campo dos Unidos.

Resumo dos Jogos (25-04-2012 & 28-04-2012 & 05-05-2012) - Benjamins e Infantis

Benjamins

Relativamente à equipa de Benjamins orientada pelo Carlos Gaitas, deslocou-se até ao Bairro da Conceição para defrontar a equipa local sofrendo uma pesada derrota de 10 bolas a 2. Este jogo contou para a 5º jornada da Taça Joaquim Branco.
Três dias mais tarde, a nossa equipa recebeu no seu campo a equipa de Alvito. Foi um jogo bastante emotivo e que se encontrava empatado a 2 bolas, sensivelmente a 3 minutos do final da partida. A nossa equipa balanceada para o ataque, descurou a sua defesa e consentiu 3 golos estabelecendo o resultado final em 2-5.
No dia 5 de Maio, a nossa equipa deslocou-se até Moura para defrontar os locais saindo derrotados por 3-1.

A nossa equipa encontra-se em 7º lugar da Série A da Taça Joaquim Branco.
25-04 - CCD Bairro da Conceição 10 - 2 UDC Beringelense
28-04 - UDC Beringelense 2 - 5 GDC Alvito
05-05 - Moura AC 3 - 1 UDC Beringelense

Infantis

Quanto ao escalão de Infantis, nos dois jogos disputados também não conseguiu qualquer ponto perdendo por 11 - 1 em Beja e por 1 - 9 no seu reduto, em Beringel. No passado sábado, a equipa do Beringelense perdeu em Alvito por 7-3.

25-04 - NS Beja 11 - 1 UDC Beringelense
28-04 - UDC Beringelense 1 - 9 CF Santo Aleixo da Restauração
05-05 - GDC Alvito 7 - 3 UDC Beringelense

A nossa equipa encontra-se no 7º e último lugar da Série A da Taça Dr. Covas Lima.