terça-feira, 8 de maio de 2012

Balanço da Época 2011/2012 - Equipa Sénior

O início de uma época desportiva envolve um sem número de factores que a tornam bastante intensa causando nervosismo e ansiedade. É neste estado de espírito que muitos clubes trabalham para conseguir a melhor equipa possível dentro de todas as limitações que já se conhecem. O nosso caso não foi diferente: queríamos conseguir algo mais do que a época passada ou não fosse esse o objectivo de todos (melhorar ano após ano), e por isso, o trabalho de construção do plantel começou cedo e talvez tenha sido isso que nos proporcionou conseguir os jogadores que estavam referenciados e pensados no seio do nosso clube. Sem termos poder financeiro para "aliciar" esses jogadores, apelámos ao amor à camisola e à Vila de Beringel.
Foram movimentações arriscadas dado a tenra idade de todos eles (17 aos 20 anos), é certo, mas o potencial e qualidade demonstrado por estes jogadores no Troféu Município de Beja, aliado aos jogadores que transitaram da época passada, faziam-nos acreditar que seria possível melhorar.
Começámos o campeonato e no final da 5º jornada, sentimos que podíamos conseguir. O primeiro mau resultado aparece, em nossa casa, frente a um concorrente directo (Santa Vitória) e foi aí, que percebemos que estávamos unidos, pois tínhamos perdido... unidos.
A partir desse dia, foram sensivelmente 3 meses e meio sem perder, 11 jogos - 10 vitórias e 1 empate. Empate em casa do Santa Vitória, em jogo polémico, mas onde não merecíamos perder ficando apenas dependentes de nós próprios para sagrar-mo-nos Campeões de Série (conseguido a 25 de Fevereiro, vitória por 1-2 frente ao Figueirense) e atingir um dos objectivos da época: a 2ª Fase.
Sem pressão, mas ambicionando sempre mais, entrámos na 2º Fase com duas vitórias em outros tantos jogos frente a adversários teoricamente mais fortes, o Santaclarense e o UAI-Ficalho. Estaríamos a mentir se disséssemos que não pensámos que podíamos ganhar, mas sabíamos que o "pior" estava para chegar pois o reforço da equipa para esta fase não teve o sucesso desejado.
Defrontámos uma Trindade que nos podia dar mais distância para os outros, mas não soubemos ser "matreiros" e levaram-nos a melhor; uma viagem longa a Santa-Clara-a-Velha que culminou no pior resultado da época (e diga-se podia ter sido pior), ou não fosse o excelente convívio em Ourique; outra viagem longa até Ficalho e por pouco não "estragávamos" as Festas desta Vila.
Voltámos à Trindade, aquela equipa que nos tinha retirado preciosos pontos mas também a mesma equipa que poderia devolvê-los... de novo, começámos bem, lindamente digo mesmo, mas, também de novo deixámos escapar. Ficou o consolo de que nem uma vitória nos chegava pois o Ficalho tinha ganho.
Com este jogo terminou o nosso campeonato. Foram 8 meses em competição e onde, acima de tudo, fica o sentimento de dever cumprido.

Factos
Jogos Disputados - 20
Pontos Conquistados - 40
Vitórias - 12
Empates - 4
Derrotas - 4
Golos Marcados - 31
Golos Sofridos - 23
Melhor Marcador - Artur Mira (12 golos)
Melhor Jogador - Diogo Ferro (4 nomeações)

Troféu Município de Beja - 2º Lugar (10 Equipas) - (3º Lugar, época 2010/2011)
1º Fase Taça Fundação Inatel - 1º Lugar - Campeões de Série (8 Equipas) - (2º Lugar, época 2010/2011)
2º Fase Taça Fundação Inatel - 3º Lugar (4 Equipas) - (6º Lugar, época 2010/2011)

Este post já vai longo e por isso termino com alguns agradecimentos e congratulações.
1. Obrigado à Direcção do UDCB pelos esforços que fez durante toda a época para que não nos faltasse nada.
2. Obrigado ao plantel pela forma como trabalharam e souberam estar durante toda a época.
3. Obrigado aos sócios, adeptos e simpatizantes pelo vosso apoio quer nos jogos em casa quer nos jogos fora.
4. Obrigado às famílias dos jogadores pela paciência e apoio que sempre nos deram.
5. Parabéns ao GDR Luzianes-Gare pela conquista do título.
6. Parabéns ao GDR Luzianes-Gare, UAI-Ficalho e SC Santaclarense pela passagem à Fase Nacional (Boa Sorte)

Tiago Borges

6 comentários:

  1. o trofeu municipio de beja não é o local ideal para se tirar ilacoes porque muitas equipas começam tardiamente a preparar a época e aproveitam esse torneio para fazer experiÊncias
    as equipas de inatel deveriam logo de na 1ª semana de setembro começar a treinar a nível colectivo mas a nível particular com a ajuda da praia os jogadores nos meses de julho e agosto ;porque é importante não ganhar peso e manter os musculos 'preparados'
    se não houver trofeu do municipio as equipas de inatel devem de optar por fazer torneios triangulares e nisso beringel em termos de condicoes não fica atrás de ninguem

    ResponderEliminar
  2. então o »Melhor Jogador - Diogo Ferro (4 nomeações)

    deveria de ostentar a braçadeira de capitão e o sub » Miguel R

    ResponderEliminar
  3. o bairro não sobe e veja-se bem , tem um relvado mas disputou sempre os 1ºs lugares por causa do sintético.
    se os politicos fossem bem ver a história dos dois clubes beringel e bairro;
    não era o bairro que tinha o sintético mas sim beringel mas é a realidade que temos mas agora temos outra realidade porque fazer equipa de iniciados nem pensar,visto que a cidade de beja vai ter duas equipas de iniciados no nacional e elas têm relvados e vão sempre jogar em relvados.
    o beringelense tem que continuar com o que tem feito ultimamente , futebol de sete juvenil porque não há relvado sintético em beringel.
    e quanto ao futebol sénior pegando numa frase acima ' que não nos falte nada ' porque é esse o trabalho que a direção do beringelense
    tem que fazer porque só vai ter práctica desportiva por amor à camisola.
    voltar a meter uma equipa sénior na 2ª distrital só mesmo por amor à camisola porque não tem sintético.
    quando tiver um sintético e cadeiras amarelas e azuis na bancada
    a realidade será outra mas é esta a realidade; beringel está 'encalhado' entre ferreira , cuba , beja e até mesmo aljustrel
    e sem ter sintético , só o amor à camisola poderá ombrear com os adversários.

    ResponderEliminar
  4. e a verdade é que o amor á camisola este ano até chegou para fazer uma boa época

    ResponderEliminar
  5. Beja: Câmara paga apoios de 2011, mas não tem data para definir os de 2012...

    "A notícia de que a autarquia bejense não iria atribuir em 2012, subsídios a colectividades e clubes, por estar limitada pela Lei dos Compromissos Financeiros foi dada em reunião de Câmara, na freguesia de Santa Vitória", assegura a presidente da Junta. Os vereadores da CDU, na Câmara de Beja, consideram "inaceitável esta posição, escudada na Lei dos Compromissos Financeiros" e exigem que "o Executivo municipal recue nesta matéria". Por sua vez, a Câmara de Beja assegura que vai "saldar dívidas às associações desportivas e culturais de 2011" e que não tem data prevista para a definição dos apoios deste ano, “por estar condicionada pela Lei dos Compromissos Financeiros”.

    "A notícia de que a autarquia bejense não iria atribuir em 2012, subsídios a colectividades e clubes, por estar limitada pela Lei dos Compromissos Financeiros foi dada em reunião de Câmara, na freguesia de Santa Vitória, depois de ter confrontado o Executivo com esta questão”, baseada “na resposta que “o vereador Miguel Góis” lhe havia dado, quando o questionou “sobre o apoio do Município à «Semana Cultural», a realizar em Junho”, assegura a presidente da Junta. Julieta Romão garante que “Miguel Góis” lhe disse que “este ano não iriam ser atribuídos subsídios às colectividades e clubes”, mas que “iriam ser pagas as verbas em atraso, correspondentes a 2011”.

    Miguel Ramalho, vereador da CDU na Câmara de Beja, perante esta situação recordou que “desde o início deste ano, que se tem vindo a alertar, para o facto, da autarquia não pretender pagar em 2012 este tipo de apoio”. Acrescentou também, que “os vereadores da CDU consideram inaceitável esta posição, escudada na Lei dos Compromissos Financeiros", que exigem que "o Executivo municipal recue nesta matéria e que apresente a breve trecho um plano de apoios, porque se esta posição vingar”, na opinião destes eleitos, “vai matar o movimento associativo no concelho”.

    Sobre a questão dos apoios às colectividades e clubes em 2012, Miguel Góis, vereador da autarquia bejense, frisou à Voz da Planície que os mesmos “ainda não estão definidos, porque o Executivo está condicionado pela Lei dos Compromissos Financeiros” e que “por isso mesmo, não pode avançar com uma data para tal”. O vereador “lamenta” contudo, “está situação” e principalmente o facto “da Câmara não saber quando esta questão poderá vir a estar desbloqueada”, reiterando que “é desejo da autarquia continuar a apoiar as associações desportivas e culturais”.

    Miguel Góis adiantou ainda, que até “ao final deste mês, princípio do próximo, a Câmara de Beja vai regularizar um montante avultado, cerca de 70 a 80 por cento, das dívidas referentes a 2011, que tem com as associações desportivas e culturais do concelho, assumindo esta questão como uma prioridade”.

    FONTE : RÁDIO VOZ DA PLANÍCIE

    ResponderEliminar
  6. quando eu escrevia deixem o ano 2012 passar era por causa da camara para ver o que ela fazia mas a verdade é que no inatel nao precisamos da camara mas no artigo 79 da contituicao da nossa républica a tarefa de fomentar o desporto faz parte do estado e quem representa o estado na região é a camara , mas só no mês de julho de 2013 é que vamos ter a percepção de alguma coisa
    normalmente isto é trabalho de uma direcao mas os jogadores têm que saber o que às vezes custa movimentar um clube.
    felicidades para a próxima direcão e que os jogadores auxiliados pelo treinador façam parte dessa felicidade

    ResponderEliminar

O seu comentário vai estar sujeito a aceitação por parte dos moderadores do blogue.