domingo, 11 de outubro de 2015

Faro do Alentejo vence Torneio

Decorreu na tarde de ontem, na Vila de Beringel, o torneio de futebol que serviu de apresentação do plantel 2015/2016 da U.D.C.B. Embora o tempo tenha estado cinzento com alguma chuva e vento, a afluência ao Campo dos Unidos foi bastante considerável o que proporcionou uma motivação extra a todos os jogadores que participaram no torneio.

Bancada do Campo dos Unidos bem composta

Após a apresentação individual dos jogadores deu-se inicio ao primeiro jogo do torneio: U.D.C.B. - Mombeja.


José Inverno fez alinhar de inicio:

- José Cruz (C); Marcos Parreira, Dinis Ferro, Renato Correia,  Nuno Correia; André Pontes, Miguel Ramos, Manuel Fernandes; Sérgio Reis, Fábio Acosta, Bruno Alvito

Neste primeiro jogo, sinal mais para a equipa organizadora do torneio que demonstrou maior capacidade física e mais posse de bola o que lhes permitiu registar alguns lances ofensivos de boa qualidade pecando apenas na finalização. A equipa do Mombeja, apenas em jogo directo, conseguia chegar próximo da baliza da U.D.C.B. aproveitando a altura do seu ponta-de-lança para ganhar os duelos aéreos e servir os seus companheiros nas costas. "Ganso" ainda possuiu um livre directo junto à grande área mas acabou por enviar a bola por cima da baliza defendida por José Cruz.
O primeiro golo deste torneio surge através de um livre lateral, descaído sobre a esquerda do ataque Beringelense mas ainda distante do alvo desejado. Nuno Correia, no entanto, não se fez rogado e num cruzamento/remate extremamente traiçoeiro acabou por marcar o golo. A abordagem do guarda-redes ao lance demonstrou falhas ao nível do posicionamento entre os postes.
Pouco tempo depois, o Mister José fez as primeiras alterações no jogo e com as entradas de Cláudio, André Ramos e Mauro Mira a equipa tornou-se mais perigosa na medida em que conseguiu concluir com sucesso uma belo lance de ataque organizado finalizado por Cláudio Ramos após cruzamento com "conta, peso e medida" de Mauro Mira, sobre a direita.

Mauro Mira (à direita) a ser cumprimentado por João Merêncio

Cláudio Ramos a sorrir para os companheiros de equipa

O resultado poderia ter sido dilatado não fosse a excessiva confiança de André Ramos em zona privilegiada, sem oposição, permitiu a defesa do guarda-redes quando tinha tudo para fazer melhor. 

Na segunda partida deste torneio o Faro do Alentejo conseguiu levar a melhor sobre o São Matias e acabou por vencer por uma bola a zero. Destaque para a equipa proveniente do concelho de Cuba que apresentou vários jogadores Ex. Sporting Cuba, como por exemplo, António Jorge, Ricardo Vargas, Jacinto Gatinho ou Hugo Baltazar demonstrando que a aposta este ano será forte na conquista do Campeonato da Inatel. Uma pequena nota para a expulsão perdoada a José Borracha, guarda-redes do Faro do Alentejo, que fora da área, toca a bola deliberadamente com a mão para impedir o golo adversário. O árbitro perdoou em nome do bom espectáculo mas deveria ter sido expulso na mesma pois poderia ter influência no decorrer do jogo a equipa estar com menos um elemento.


São Matias - Faro do Alentejo, lance onde José Borracha deveria ter sido expulso

No terceiro jogo, apuramento do 3º e 4 lugar, Mombeja e São Matias colocaram todas as armas em campo e foi o Mombeja o primeiro a marcar através de um lance caricato, com intenção e alguma sorte à mistura. O Guarda-Redes do São Matias bate mal a bola que não chega à linha do meio-campo com o jogador do Mombeja, sem preparação e em resposta, remata e acaba por conseguir o golo.
O São Matias sentiu-se injustiçado pela má sorte e foi à procura do empate que acabou por conseguir de forma natural pois estava a ser sempre a equipa mais perigosa. Já perto do fim e quando todos os espectadores esperavam pelos penaltis, último lance da partida com "Lixa" a desperdiçar de forma incrível aquele que seria o golo da vitória para a equipa do São Matias.

Chegava então a final do torneio, o jogo que todos os espectadores presentes no Campo dos Unidos queriam ver e o jogo que ambas as equipas ansiavam por disputar. A nossa equipa entrou para este jogo com o seguinte onze inicial:

- André Taniça; César Santos, Dinis Ferro, André Pontes, Nuno Correia; Miguel Ramos, Nuno Julião, André Ramos; Artur Mira, Mauro Mira, Cláudio Ramos

Entrada das equipas para o jogo da final do torneio

As equipas estudaram-se mutuamente durante os jogos anteriores o que fez com que esta partida fosse muito táctica e disputada a meio-campo. Quando a bola ultrapassava esta zona as defesas iam-se sobrepondo aos elementos ofensivos com especial destaque para São Braz pelo Faro e de André Pontes pela U.D.C.B.
Contudo, os elementos mais experientes "noutras andanças" por vezes fazem a diferença e, desta vez, não foi excepção pois aos poucos o Faro foi criando o seu ascendente no jogo que culminou no golo forasteiro. Bola sobre a esquerda, uma boa combinação dois para um com o cruzamento a ser efectuado e o avançado do Faro do Alentejo solto no coração da ar introduz a bola na baliza com um bom golpe de cabeça.
Referir que anteriormente André Taniça já tinha realizado 2/3 excelentes defesas em outras tantas tentativas.
A nossa equipa não baixou os braços mas nunca conseguiu chegar com real perigo à baliza adversária.

Jogos e Resultados:
Meia Final - U.D.C.B. 2 - 0 Mombeja
Meia Final - São Matias 0 - 1 Faro do Alentejo
3º/4º Lugar - Mombeja 1 - 1 São Matias (3-4 após grandes penalidades)
Final - U.D.C.B. 0 - 1 Faro do Alentejo

Parabéns ao Faro do Alentejo pela conquista do Torneio. Parabéns à Direção da U.D.C.B. pela organização do Torneio e pela bela tarde que proporcionaram a todos os que se deslocaram ao Campo dos Unidos. Uma tarde competitiva de futebol mas sobretudo de grande convívio entre todos.
Um obrigado também ao trio de arbitragem pelo trabalho realizado.

Representantes das equipas presentes no torneio com uma pequena lembrança


Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário vai estar sujeito a aceitação por parte dos moderadores do blogue.