sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Entrevista a Jéssica Estevens e Sónia Sousa, duas mulheres que integram a Direcção do UDCB

Num tempo em que o género feminino ainda poderá ser olhado com desconfiança no mundo do futebol, mesmo que amador, existe cada vez mais a presença de elementos femininos não só a jogar mas também em cargos diretivos. Assim esta pequena entrevista visa conhecer melhor duas pessoas que têm estado ligadas ao nosso clube ao longo desta temporada e que possa permitir que mais elementos ganhem coragem para o fazer não só no nosso clube como também em todos os outros clubes do nosso distrito.
Olá Jéssica e Sónia e antes de mais agradecemos a vossa disponibilidade para realizar esta entrevista e darem-nos a conhecer melhor.

Pergunta: Começo por ti Jéssica, o que te fez aceitar o convite para integrares os corpos diretivos do UDCB?

R: Desde muito cedo que acompanho o UDCB, fui sempre ver os jogos tanto quanto me foi possível, compareci em eventos do mesmo e sempre frequentei muito a sede. Quando me foi feita a proposta, rapidamente vi uma oportunidade de me aproximar de um gosto que trago comigo desde criança: o futebol. Acho que de certo modo fui à experiência, sem saber do que se tratava visto que nunca participei em algo do género, vi ali uma hipótese de contribuir em algo para a minha terra e não hesitei.

Pergunta: E tu, Sónia? Antes de serem eleitos já sabias o que irias fazer dentro do clube?

R: Bem antes de mais quero felicitar a iniciativa desta entrevista que acho que apresenta um tema importantíssimo, e espero que abra portas e desenvolva mentalidades, tanto no U.D.C.B. como em qualquer outro Clube. Tal como referiste na introdução Tiago “o género feminino ainda poderá ser olhado com desconfiança no mundo do futebol...”, mas tanto eu como a Jéssica somos a prova de que as coisas mudaram. Respondendo, concretamente, à tua pergunta, antes de fazer parte do U.D.C.B. não tinha ideia de qual seria a minha função exatamente, mas a partir do momento em que recebi o convite aceitei-o e pensei que fosse qual fosse a função que iria desempenhar iria exercê-la o melhor possível dentro das minhas capacidades e conhecimentos. Não desfazendo nenhum dos elementos que já passaram pelo Clube, e que fizeram um excelente trabalho, é importante um espírito jovem e inovador e por isso tenho imenso gosto em fazer parte do U.D.C.B.

Pergunta: Embora a época ainda esteja em curso, qual é o balanço que fazem daquilo que estava programado e aquilo que já conseguiram realizar?

Jéssica:  Como é óbvio há sempre mais projetos idealizados do que realizados por diversos motivos. Mas no geral penso que todos os que realizamos foram bem sucedidos e do agrado de todos que os acompanharam de perto.

Sónia: Penso que a maior parte dos projetos que estavam programados foram ou irão ser realizados, e haverá outros que, concerteza, ainda surgirão sem estarmos à espera, por isso, o balanço é positivo. É claro que projetos idealizados são muitos, poderias até questionar-me sobre esse assunto e eu responder-te-ia que, infelizmente, não depende tudo de nós e a conjuntura do nosso País não nos permite por em prática alguns projetos. Fora esta questão do País que toda a gente acompanha, tudo o que temos feito em prol do Clube tem estado à vista e fazemo-lo com muitos esforço e dedicação.

Pergunta: Têm acompanhado a equipa sobretudo nos jogos em casa. O que têm achado das performances da equipa?

Jéssica: Acho que temos um bom plantel. Todos diferentes claro, mas generalizando, a equipa é unida e isso reflete-se nos bons resultados que nos tem mantido no pódio e nos levaram à segunda fase. Uns jogos melhores que outros sem dúvida mas o futebol é assim mesmo; imprevisível. E é isso que o torna tão cativante a meu ver.

Sónia: A equipa está de parabéns tal como o seu treinador, obviamente. Tal como em todas as equipas de futebol há momentos bons e maus e nem sempre corre tudo como desejamos, mas os obstáculos fazem parte e o futebol é um desporto em que tudo pode acontecer. Penso que estão num bom caminho e espero que se mantenham, principalmente, UNIDOS. A prova da qualidade da nossa equipa revela-se quando olhamos para as bancadas do Campo dos Unidos e notamos uma maior afluência aos nossos jogos. É gratificante e as pessoas admiram este futebol, ainda que amador, dão opiniões, divertem-se e convivem de perto com tudo isto que é o U.D.C.B.

Pergunta: A vossa relação com os outros intervenientes, quer jogadores e outros diretores é boa?

Jéssica: Eu diria que sim. Obviamente há pontos mais altos e outros mais baixos, não é fácil ser sempre tudo um mar de rosas quando somos personalidades diferentes em muitos aspetos. E apesar da desistência de alguns elementos ao longo do mandato (cada um com as suas respetivas razões e respeitadas claramente) e da pressão de todo o trabalho que temos enquanto diretores, diria que no fim extraímos daqui boas amizades e bons momentos. Em relação aos jogadores não tenho qualquer razão de queixa, são todos bons rapazes.

Sónia: No que toca à direcção, damo-nos todos bem. É claro que “cada cabeça sua sentença” e, por vezes, demora-se mais um pouco a chegar a um acordo, mas somos todos adultos e tudo se resolve. Em relação aos jogadores, sócios e simpatizantes não apresento qualquer razão de queixa, só tenho de lhes agradecer por estarem connosco e nos apoiarem.

Pergunta: Acham que os jogadores respeitam e vêem com bons olhos dirigentes femininas?

Jéssica: Sim, não se passou nada que prove o contrário. Acho que esses até se sentem gratos pelo trabalho que eu e a Sónia temos realizado para eles. Principalmente na questão da limpeza. Toque feminino é logo outra coisa!

Sónia: Penso que não há entraves no facto de existirem dirigentes femininas, pelo menos no meio em que estamos inseridas. Sempre me senti respeitada. Até porque o facto de haver mulheres numa direcção e estarmos presentes, sempre que é possível, também faz com que os ânimos por vezes não se exaltem tanto.

Pergunta: Quais as mais-valias que acham que trouxeram para dentro do clube?

Jéssica: Acho que qualquer pessoa que mostre um certo empenho, que idealize e queira ver frutos já é uma mais valia. E falando por mim, a minha dedicação a este clube desde o primeiro dia é o melhor que posso dar. Não desvalorizando qualquer outro membro porque nós somos um todo, uma equipa, todos somos uma mais-valia e quantos mais melhor.

Sónia: Somos uma mais-valia tal como todos os elementos, não há distinção. Secalhar preocupamo-nos com outras coisas. Como uma equipa que somos temos de nos completar e o que uns não fazem os outros estão lá, ou deveriam estar lá, para que as coisas corram bem. Temos de nos ajudar uns aos outros, porque ninguém consegue fazer tudo sozinho.

Pergunta: Por último, querem deixar algumas palavras para os leitores do blogue, adeptos e simpatizantes do clube?

Jéssica: Queria agradecer a todos pois sem eles o nosso trabalho não teria tanto valor; porque a felicidade que obtemos ao sermos bem sucedidos só é real por ser partilhada com todos os que nos acompanham. Queria também pedir que continuem a participar nos nossos eventos, a ir assistir aos jogos da nossa equipa, vejam e divulguem as publicações do blog e sobretudo continuem a divertir-se com todo o despertar de emoções que o futebol carrega. Sem o vosso contributo nada disto seria possivel. Um grande obrigado a todos e também a ti, Tiago, por toda o tempo dispensado ao clube e por teres realizado esta entrevista.

Sónia: Quero agradecer a todos, tudo o que fazemos é pra vocês que nos acompanham no terreno e no nosso blog. Disponibilizo-me para qualquer esclarecimento, e principalmente que manifestem a vossa opinião seja ela qual for. Agradeço todo o apoio e carinho que me têm demonstrado ao longo destes 9 meses de mandato. Tiago obrigada por esta entrevista tão importante.
Como Presidente da Assembleia do U.D.C.B., resta-me fazer um agradecimento especial a todos os sócios que tem as suas quotas regularizadas e que frequentam, não só os jogos, como também a nossa Sede.
Para finalizar, quem quiser tornar-se sócio pode fazê-lo na nossa Sede ou junto de qualquer um dos elementos da direção.
“MULHERES NÃO HÁ MAL NENHUM EM FAZERMOS PARTE DA DIREÇÃO DE UM CLUBE.”
Mais uma vez muito obrigada todos!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário vai estar sujeito a aceitação por parte dos moderadores do blogue.