sábado, 16 de janeiro de 2016

9º Jornada - UDCB 3 - 0 Figueirense

Disputou-se hoje o jogo referente à nona jornada do campeonato, o antepenúltimo desta 1º fase pois relembramos que há um jogo em atraso por disputar. Sob um sol primaveril as duas equipas entraram em campo com o intuito de levar os 3 pontos numa partida de muita importância para ambas pois quem perdesse ficava mais longe do 2º lugar que dá acesso directo à próxima fase.

O nosso Mister José Inverno fez alinhar de inicio:
- André Taniça
- Pedro Veiga
- Afonso Santos
- Renato Correia
- Nuno Correia
- Miguel Ramos (c)
- Dinis Ferro
- Bernardo Xavier
- Duarte Pelado
- Artur Mira
- Manuel Fernandes

No banco de suplentes estavam:
- José Cruz
- Marcos Parreira
- André Pontes
- André Ramos
- Fábio Acosta
- Nuno Julião
- Bruno Alvito

A primeira parte abriu praticamente com um golo num lance onde o guarda-redes do Figueirense fica um pouco mal na fotografia. Artur Mira serve Duarte Pelado que "permite" uma defesa extremamente incompleta do guarda-redes adversário que perdeu a noção onde estava a bola. Este aproveitou e bem para, na recarga, marcar o primeiro golo da partida e aumentar para 5 golos a sua conta pessoal nesta temporada. O Figueirense pareceu entrar bastante nervoso ou no mínimo algo apático tal não era a quantidade de erros básicos que cometiam.
Num desses lances o árbitro assinala livre indirecto dentro da área do Figueirense por um pretenso "atraso" ao seu guarda-redes. Artur Mira toca para Dinis Ferro que rematou contra a muralha Figueirense. Existe uma recarga por parte de Afonso Santos que volta a embater nos homens vindos de Figueira dos Cavaleiros. No entanto, a bola acaba por voltar para o Artur Mira que não desperdiçou em posição privilegiada. Referir que, tal como o Duarte, o Artur apontou o seu quinto golo esta temporada.
Esta vantagem precoce, feita nos primeiros 20/25 minutos permitiu à nossa equipa estabilizar e controlar o jogo a seu belo prazer. O Figueirense tinha muitas dificuldades em fazer ligar o seu jogo e pouco ou nenhum trabalho deu a André Taniça. 
Pouco antes do intervalo nova oportunidade clara da nossa equipa com o Duarte Pelado isolado a não conseguir marcar. Tinha tudo para fazer melhor.

Segunda parte, uma história de jogo um pouco diferente e que já se adivinhava pelo terminar da primeira parte. A equipa sentiu que metade do trabalho estava feito e a displicência começou a vir ao de cima. A pressão a meio campo que resultava em recuperações de bola por parte da nossa equipa deixou de se verificar. O Figueirense começou a soltar-se e sem nada a perder começou a ser cada vez mais perigoso. Ainda introduziu por 3 vezes a bola na baliza mas em todas essas situações o árbitro já tinha assinalado infracções sendo que ficaram por mostrar pelo menos estes 3 cartões.
A nossa equipa tentava por vezes chegar à baliza do adversário em contra-ataque mas sempre com pouca força e discernimento. 
Quando faltavam apenas 10 ou 15 minutos para o término da partida, o Figueirense sofre uma expulsão por protestos ("bocas" entenda-se) e fica a jogar com 10. Isto permitiu que a nossa equipa ganhasse capacidade para marcar o terceiro golo e fechar por completo a partida e foi o que sucedeu.
Embora as forças já escasseassem, numa bela organização ofensiva, Artur Mira desmarca o recém entrado Nuno Julião que rematou de primeira e fez o resultado final.

Homem do Jogo: Artur Mira

Trio de Arbitragem: Um trio que somando as idades deve possuir mais de 150 anos mas que conseguiram com um ou outro percalço natural conduzir o jogo sem problemas. Apenas pecaram a nível disciplinar pois poderiam ter amarelado alguns jogadores pelos seus comportamentos pouco desportivos. Não tiveram influência alguma no resultado.

Notas aos Jogadores:
- André Taniça - Foi chamado a sair dos postes por duas vezes mas controlou razoavelmente. Saiu lesionado a meio da segunda parte. 
- Pedro Veiga - Substituído também na segunda parte por já ter um amarelo e não estar a conseguir ser preponderante no jogo. Recorreu muitas vezes à falta. Esteve melhor na primeira parte.
- Afonso Santos - Na falta de Cláudio Ramos, foi ele a assumir as despesas da defensiva azul e amarela e esteve em bom plano. Ainda chegou por duas vezes à zona de finalização e por pouco não marcou.
- Renato Correia - Exibição sem sobressaltos quer a central quer na direita quando foi chamado a essa função.
- Nuno Correia - Competente na hora de defender e sempre disponível para ajudar o ataque. Teve o seu momento no final da partida através dum livre directo que embateu no poste.
- Miguel Ramos (c) - Mais uma partida com a sua raça e vontade. Deu tudo até ter de ser substituído apresentando queixas físicas.
- Dinis Ferro - Não está com o fulgor que o caracteriza mas nunca virou a cara ao jogo.
- Bernardo Xavier - Demonstrou que está a melhorar de jogo para jogo embora ainda decida, por vezes, precipitadamente.
- Duarte Pelado - Mais um golo e uma exibição ao nível das que nos tem habituado. Sempre na procura dos espaços e com os olhos na baliza.
- Artur Mira - O homem em foco. Marcou 1 golo e fez 2 assistências. É claramente uma peça chave na equipa e quando ele está bem, a equipa fica melhor.
- Manuel Fernandes - Novo voto de confiança dado pelo Mister, desta vez numa zona mais central. Esteve melhor que no jogo passado mas continua a faltar algo.
- José Cruz - Entrou para o lugar do lesionado Taniça. Tarde tranquila para o guardião.
- André Pontes - Não facilitou e fechou os caminhos para a sua baliza.
- André Ramos - Conseguiu fazer circular a bola e ganhar alguns momentos de posse para que a equipa pudesse respirar... com bola.
- Fábio Acosta - Entrou nos minutos finais sem tempo para ser interventivo.
- Nuno Julião - Conseguiu fazer aquilo que já necessitava há algum tempo: o golo. O momento para lhe dar confiança e sentir que pode fazer mais pela equipa.
- Bruno Alvito - Sempre ao seu estilo, interventivo e irrequieto na frente de ataque. Teve uma "meia" oportunidade mas deixou-se antecipar quando teve oportunidade para rematar à baliza.

Em suma, objetivo cumprido. Vitória sobre um rival directo no apuramento e por números superiores à derrota da primeira mão dando também vantagem no confronto directo. A nossa equipa está com um pé na qualificação para a próxima fase e apenas depende de si para alcançar esse feito.

A flash interview foi realizada ao capitão de equipa André Ramos e o seu upload será feito para o facebook do clube assim que possível.

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário vai estar sujeito a aceitação por parte dos moderadores do blogue.